sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

 Ufa, cumpriu-se mais uma etapa do Concurso Nacional de Leitura! 

Que dia cheio e em cheio!

Decorreu na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a Fase Municipal do CNL, organizada pela Biblioteca Municipal de Pombal em moldes totalmente inovadores: inteiramente digital. Foram 52 os selecionados nos três Agrupamentos de Escolas do concelho de Pombal. O nosso Agrupamento participou com 16 alunos do 1º ao 3º ciclo e foram selecionados para a fase seguinte 5 alunos.

Questionário sob a forma de Quizizz (realizado a 17/02), uma prova de leitura expressiva e outra de “Conta-me como foi” (resumo e argumentação) foram os obstáculos que os nossos alunos tiveram de ultrapassar para chegar à fase seguinte: a intermunicipal de Leiria (certamente também em formato digital, em abril). As provas decorreram em salas virtuais: todos juntos na sala de acolhimento onde, divertidamente, as técnicas do Serviço Educativo iam conversando, jogando, contando histórias… “pulavam” para as salas onde se iam realizando as outras provas e, depois, aí permaneciam para ouvir a prestação dos colegas. 

Um dia intenso (das 09:45 às 18:00) inesquecível para todos.

Todos os participantes, sem exceção, tiveram um bom desempenho e, por isso, aqui vai o agradecimento a todos eles: Bianca Faria, David Morgado, Duarte Fragoso; Francisca Carvalheiro, Joana Pinto, Mateus Carreira, Leonor Fernandes, Fabiana Silva, Inês Rodrigues; Joana Andrade e Emanuel Pinhal. 

Mas, claro, que nisto de concurso há sempre a vertente de competição. E os que mais se salientaram foram:

1º ciclo: Leandro Silva (EB de Ilha) – 2º lugar; Diogo Ferreira (EB de Ilha) – 3º lugar;

2º ciclo: Daniel Rodrigues (EBS de Guia) – 1º lugar;

3º ciclo: Gonçalo Fernandes (EBS de Guia) – 1º lugar: Nícolas Gomes (EBS de Guia) – 2º lugar

 Um  bem-haja aos professores que os acompanharam na preparação das obras a concurso. 

A leitura torna-nos mais ricos, e esta experiência foi uma “viagem” que não esquecerão! Falem com eles!

 Eles que vos contem!



Sem comentários:

Enviar um comentário