domingo, 14 de fevereiro de 2021

A Cantarinha dos Namorados

(uma tradição portuguesa do Norte de Portugal)

As tradições ligadas ao namoro são muito fortes no nosso património cultural. No norte do País são célebres os Lenços de Namorados, os Corações de Viana; este ano falamos de uma outra tradição: a Cantarinha das Prendas.

A Cantarinha das Prendas ou Cantarinha dos Namorados, como é popularmente conhecida, foi recriada no século XIX. Estas peças feitas em barro vermelho, polvilhado de mica branca e decoradas com motivos arcaicos têm origem nas olarias de Guimarães. 

A Cantarinha era utilizada como símbolo de aceitação ou recusa de um pedido de namoro/noivado. Quando um rapaz se decidia em ir pedir a mão de uma rapariga à família dela, oferecia à moça a Cantarinha das Prendas. Se a Cantarinha era aceite estava dado o consentimento para o namoro. Após terem chegado a um acordo quanto ao dote, a Cantarinha passava a servir para guardar as prendas que o noivo e os pais da noiva ofereciam: cordões de ouro, trancelins, cruzes, corações, relicários e outros objetos em ouro.

 O objeto constituído, no fundo, por duas cantarinhas tem associado um outro simbolismo: a "Cantarinha Maior", significa a abundância do futuro casal e a "Cantarinha Menor", sem motivos decorativos, significa o quotidiano, a incerteza do dia que virá. 






Atualmente recupera-se esta tradição e as cantarinhas podem assumir um design diferente, mas mantendo o formato inicial (variando em material e decoração) e, claro… sem o simbolismo de outrora!





Uma atividade a propósito destas cantarinhas fica… para o ano, quando estivermos todos juntos, fisicamente.

Fonte: https://tradicoesdeportugal.blogspot.com/2019/05/a-cantarinha-dos-namorados.html

(pesquisa de Mª João Saltão)


Sem comentários:

Enviar um comentário