sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
À Conversa com... Lurdes Breda.

Esta quarta feira, dia 4, a Biblioteca Escolar da EBS de Guia teve a honra de receber uma "pessoa diferente". Uma iniciativa do grupo de E. Especial para assinalar o dia em que o objetivo principal é "a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental." segundo a ONU que instituiu este dia desde 1992.





Lurdes Breda nasceu no concelho de Montemor-o-Velho com uma deficiência física há mais de 40 anos. A deficiência não a impediu de ter uma infância com muitos amigos e brincadeiras partilhadas e, quando tal, adaptadas às suas limitações. Respira boa disposição a qual partilha com todos aqueles que a rodeiam... Mostrou-nos que a deficiência é só uma pequena dificuldade; que as coisas boas que pode usufruir são muito mais do que aquelas que não estão ao seu alcance. E afinal todos nós concretizamos os nossos desejos?
Pede ajuda quando necessita; dá ajuda a todos os que a solicitam, à sua maneira. Acedeu ao convite da professora Cristina e esteve entre nós uma manhã falando na sua vida e nos seus livros.
Obrigada Lurdes, pela sua "garra", simpatia e "lição de estar". Sucessos!

Sem comentários:

Enviar um comentário