quinta-feira, 23 de maio de 2019

Bichos, bichinhos e outras vidinhas… foi assim que se assinalou o
DIA DA BIODIVERSIDADE na nossa biblioteca com alunos do 5º e 6º ano




Uma atividade muito diversificada não fosse o dia para falar de variedade…
Que fizemos?
Exploramos o significado da palavra BIODIVERSIDADE… Lemos as palavras do secretário geral da ONU (que até é um senhor português) sobre a importância da água para a biodiversidade e depois vimos dois pequenos vídeos da FAO sobre o lema deste ano do Dia da Biodiversidade.





Como os vídeos estavam em inglês fizemos um exercício de tradução. Mas… um dos momentos altos teve mesmo a ver com "food". Estivemos a fazer "mindfulness" com uma passa de uva… de facto comemos muito e não apreciamos o que comemos…



Depois… passamos para o olfato: as nossas ervas aromáticas que bem cheiram. 

Não conhecíamos algumas mas adivinhamos a maior parte delas.

Entretanto andamos a descobrir animais e plantas (que a professora Olga tinha feito em cartão) e afixamos um a um num bonito painel verde onde duas mãos abraçam a biodiversidade.

Mas… continuamos a ouvir falar da beleza do nosso planeta… Ouvimos a história de José Saramago A maior flor do Mundo enquanto era projetado um vídeo de animação.






E, quando pensávamos, que já nada nos podia surpreender… ainda houve tempo de fazermos recortes para decorar uma árvore de cartão que tínhamos na biblioteca. Vai ficar toda catita! Se vai! É que a atividade continua dia 24... ou não seja esse dia o Dia dos Parques Naturais!










Sem comentários:

Enviar um comentário