quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

1º de Dezembro
- dia da Restauração da independência -


Foi a 1 de dezembro do longínquo ano de 1640 que um grupo de 40 nobres portugueses (os Conjurados), através de um golpe palaciano depuseram do governo de Portugal o rei Filipe III e aclamaram um novo rei: D. João IV. Terminava a União Dinástica ou monarquia dual (o mesmo rei, duas coroas) e a dinastia filipina dava lugar à dinastia de Bragança.
Na nossa BIBLIOTECA evocamos o acontecimento.



A Resturação da independência foi alvo de extensa bibliografia. Alguns romances históricos também dão vida a este acontecimento. 
Recomendamos vivamente:




Histórias de intriga, amor, paixão... tão longe no tempo; tão atuais nos valores!












A propósito da Coroa de Portugal... uma curiosidade:
       A Coroa é um dos símbolos da Monarquia. Mas, a partir de D. João IV (1640) deixou de haver coroação dos Monarcas Portugueses. Esta foi substituída por uma cerimónia chamada Aclamação, na qual o Soberano recebia, junto com a Coroa, as Regalias do Reino. Entretanto a Coroa ficava pousada ao seu lado (não na cabeça).
Esta tradição foi iniciada com a Restauração da Independência Portuguesa, em 1 de dezembro de 1640, quando o rei  colocou a sua Coroa aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, afirmando que Ela era  «a verdadeira Rainha de Portugal».  Para a semana, a 8 de dezembro, há um novo feriado. Porquê? Em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário