sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Comunidade de leitores infanto-juvenil


     O livro   A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen foi pretexto para organizar uma Comunidade de Leitores Infanto-juvenil com os alunos da  turma do 3º ano do Centro Escolar dos Vieirinhos.

Os alunos leram o livro e trocaram impressões de leitura numa sessão organizada na biblioteca que foi muito participada.

O conto apresenta um final enigmático que merece ser discutido por todos para se perceber a sua verdadeira mensagem... Ora reparem...

Sinopse do conto:


Joana, a personagem principal do conto, é uma menina rica, filha única e sem amigos para brincar.
Um dia Manuel aparece-lhe no caminho, e tornam-se AMIGOS.

Chega a noite de Natal e Joana lembra-se de Manuel, que ela sabe ser pobre: será que vai ter presentes? Como será a noite de Natal de Manuel? Porque um verdadeiro amigo preocupa-se e interroga-se.

A velha cozinheira da casa, desengana-a: Manuel não vai ter presentes porque os pobres não têm presentes, nem refeição especial, não têm nada – os pobres só têm a pobreza. Desencantada e triste, Joana decide então partilhar com Manuel, o seu amigo pobre, os seus presentes.

No escuro da noite, ao percorrer o caminho para casa de Manuel, Joana sente a companhia dos Reis Magos e de uma estrela. Mas serão mesmo Melchior, Baltazar e Gaspar que a acompanham ou é tudo fruto da imaginação de Joana?

















Sem comentários:

Enviar um comentário