quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Novo ano, nova década: estamos em
 20  20

E que ano será este? 
    Ano de Jogos Olímpicos (Tóquio), 
        Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira; 
                Ano Internacional da Saúde Vegetal (Fitossanidade).
"A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou 2020 o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira. A declaração oficial foi aprovada pelos Estados-membros da OMS que participaram na 72.ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada em Genebra, entre 20 e 28 de maio.
Esta efeméride pretende assinalar o trabalho desenvolvido pelos enfermeiras e parteiras, destacar as condições desafiadoras que muitas vezes enfrentam, bem como defender o investimento nesta área.
Enfermeiros e parteiras fornecem uma ampla gama de serviços essenciais de saúde e em todos os níveis dos cuidados de saúde.
De acordo com dados da OMS, o mundo precisa de 18 milhões de trabalhadores da saúde para alcançar e sustentar a cobertura universal de saúde até 2030, sendo que, aproximadamente metade desse número, são enfermeiros e parteiras."
in: http://www.aenfermagemeasleis.pt/2019/12/30/oms-ano-internacional-2020 
… e também porque este ano se celebra os 200 anos do nascimento de Florence Nightingale, a mulher que lançou as bases da enfermagem profissional.

"O que a memória não esquece.

Num ano redondo é tempo de celebrar a música, a coragem e o génio humanos, mas também de lamentar a bomba atómica e a Lei Seca. Nos próximos 12 meses ouviremos falar de Beethoven,do veleiro Mayflower, de Hiroxima e de Lenine" e de muito mais… 
in: Visão, nº 1399, 26/12/2019 a 1/1/2020


Sem comentários:

Enviar um comentário