quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

75 anos sobre a libertação do campo de concentração de Auschwitz… mas

OS "HOLOCAUSTOS" NÃO TERMIRARAM
No dia em que se evoca as vítimas do Holocausto (27 de janeiro) e no ano em que se assinalam os 75 anos da libertação do campo de concentração / extermínio de Auschwitz a nossa biblioteca, em colaboração com o DCSH, recordou o Holocausto da 2ª Guerra Mundial mas também os outros "holocaustos", os outros GENOCÍDIOS, perpetrados no século XX. E fomos mais além… interrogamo-nos sobre a questão de não estarem os REFUGIADOS a ser vítimas de um genocídio de forma mais ou menos dissimulada.


Uma exposição bibliográfica e fílmica; uma singela instalação sobre os símbolos colocados nas camisas dos prisioneiros dos campos de concentração durante a 2ª Guerra Mundial e um conjunto de laços de carrasco marcando alguns dos genocídios mais recentes… eis a nossa forma de, visualmente, captarmos a atenção de quem passava, por estes dias, no átrio da Biblioteca da escola sede.




Mas houve mais: no dia 24 as turmas do 9º D e 12ºB debateram a questão dos genocídios, do holocausto e dos refugiados na nossa biblioteca sobre a orientação das professoras de História Maria Manuel e Maria de Jesus.

No dia 27 foi lido, em todas as salas / turmas um texto informativo sobre o Holocausto (elaborado pelo DCSH)  e distribuídas por todo o espaço da escola rosas brancas de papel como símbolo de paz e com um mensagem de esperança. Para que a história não se repita!


AH! E até o nosso Ministro da Educação recebeu uma rosa e ouviu o nosso texto, lido pela Inês e pela Beatriz do 10º ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário