quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lisboa: candidata a capital mundial do livro 2012

Lisboa... imortalizada em romances, poesias, pintura, música. Cidade de luz intensa...
Cidade onde deambulou Fernando Pessoa.



Cidade que poderá ser capital mundial do livro em 2012.

Colocamos aqui a notícia...


É capital de Portugal, já foi Capital Europeia da Cultura e, agora, concorre para ser a próxima Capital Mundial do Livro, em 2012. Até 31 de Março, a cidade de Lisboa irá apresentar a sua candidatura à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), tendo por base um programa de actividades associadas à promoção do livro e da leitura.
A corrida de Lisboa a Capital Mundial do Livro 2012 foi ontem anunciada por Manuel Maria Carrilho, embaixador português junto da UNESCO, em Paris. De acordo com o antigo ministro da Cultura, citado pela agência Lusa, "o desafio da candidatura foi assumido após a ideia ter sido bem acolhida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL)". Esta associação será agora a responsável por elaborar o programa.
"Estamos ainda a estudar este dossier e a preparar o programa, que terá de envolver várias entidades patrocinadoras e parceiros", adiantou ao PÚBLICO Miguel Freitas da Costa, secretário-geral da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
"Aura de cidade mágica"
O responsável acredita que Lisboa tem todas as condições para ganhar o título, devido à "aura de cidade mágica" que adquiriu a última década e à sua entrada no imaginário literário internacional.
"Além de um autor lisboeta que tornou a cidade famosa em todo o mundo - Fernando Pessoa -, Lisboa tem sido usada por vários autores estrangeiros nos seus textos", frisa Miguel Freitas da Costa. É o caso do escritor francês Antoine Volodine (que tem um livro intitulado Lisbonne, dernière marge), do suíço Pascal Mercier (autor de Train de nuit pour Lisbonne) e a croata Dubravka Ugresic (autora de Museum of Unconditional Surrender, que tem um episódio passado em Lisboa).
A iniciativa Capital Mundial do Livro foi lançada pela UNESCO em 2001 e escolheu as cidades de Madrid, Alexandria e Nova Deli para as primeiras edições. As próximas capitais do livro serão Ljubljana (já a partir de Abril de 2010) e Buenos Aires (2011).”
In: Público, 19 de Janeiro de 2010, por Ana Rita Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário