quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

SEMANA DOS AFETOS...





Em época de S. Valentim estendemos o conceito de amor… Toda a escola celebrou os afetos com diversas iniciativas. Este ano o "rei" foi o "coração de Viana".
E que sabemos sobre este artefacto do nosso património?


"Na antiguidade clássica o coração representava o centro da vida, da solidariedade, da fraternidade e amor, sendo estas as características mais salientes na vida dos santos, por isso eram representados com o coração fora do peito.
Estes corações sublinhavam o calor do amor com as chamas que brotavam da parte superior, sendo essa parte uma estilização dessas mesmas chamas, por isso chamarem-se corações flamejantes ou duplos.
Apareceram em Portugal com o culto do Sagrado Coração de Jesus e daí o povo gostar de o usar ao peito como símbolo sagrado, com formas mais simplificadas."

Fonte: Manuel Rodrigues Freitas, A falar de Viana, 2013


A Biblioteca Escolar deu a conhecer a história deste coração e de um outro (nele inspirado), que já correu mundo.
Coração Independente Vermelho" de Joana Vasconcelos
[
"apresenta-se sob a forma de um enorme coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico vermelho. (…). O título da peça é precisamente retirado de um dos versos do primeiro fado, da autoria de Alfredo Duarte (Marceneiro) e Amália Rodrigues, cuja lírica evoca o conflito entre emoção e razão. Multiplica o uso de vulgares talheres de plástico até à abstração da sua forma original, para os converter numa obra de arte inspirada numa valiosa peça de filigrana (…) expondo, assim, a artificialidade das fronteiras traçadas entre luxo e banalidade. Coração Independente Vermelho apresenta-se como uma poderosa e emotiva instalação sonora e cinética dedicada ao amor, um dos temas recorrentes nas líricas do fado.”
In: http://www.joanavasconcelos.com/info.aspx?oid=388
As nossas atividades tiveram como tema agregador I love books.


No 1º ciclo a proposta foi a  decoração de um coração de Viana com palavras alusivas aos afetos. Ficaram tão bonitos! Na escola sede duas propostas: Objetos do meu afeto: pediu-se à comunidade que trouxesse um objeto especial para si e que, num pequeno texto, explicasse a razão de esse objeto ser especial. E chegou um ursinho, livros, alfinetes, cachimbos, ... recordações de afetos!

 A outra proposta foi o relançamento do nosso clube de leitura, Cordel de Palavras...
Tudo isso, claro está, acompanhado de uma exposição do fundo documental (livros e filmes) alusiva ao amor! 


No 1º ciclo a leitura selecionada foi "O Urso que perdera o coração" de Carlos Silva, uma pequena história que nos fala de ternura, amor, amizade,...

E já estamos a avançar para o Carnaval e logo, logo chega a Semana da Leitura (que, para nós será quase um Mês de Leitura).

Sem comentários:

Enviar um comentário