domingo, 3 de março de 2013

Património industrial da Guia


Um espaço do passado num olhar do presente

No passado dia 20, como anunciamos, tivemos a presença na nossa biblioteca do arquiteto Sérgio Carrasqueira e do Dr. Nelson Pedrosa. Integrada no projeto "Conhecer a Cidade" a nossa escola com um conjunto de alunos do 9º e 10º ano irá contribuir para o conhecimento e divulgação de um tipo de património em que a Guia é rica: o património industrial.
Com o enquadramento urbanístico do arquiteto Sérgio, a contextualização histórica do Dr. Sérgio e as pertinentes achegas do Sr. Artur Carreira os participantes nesta ação de sensibilização ouviram, durante 90m, aspetos curiosos do seu passado recente: a linha de caminho de ferro e o desenvolvimento por ela operado no longínquo final do século XIX. As alterações demográficas, a vinda de "estrangeiros" e a formação da Estação; a fábrica de vidro e empalhação; as serrações; o bairro operário...





Este foi um dos primeiros passos ... Proximamente haverá uma visita de campo. A professora Carmo irá dinamizar os alunos na parte da recolha / investigação histórica; as professoras Elisabete e Assunção motivarão os seus alunos de Multimedia para o acompanhamento do projeto na parte digital. Unindo vontades para conhecer o espaço que nos rodeia: olhar esse passado com os olhos do presente.
Há que conhecer para preservar... reformular... apreciar. Seguindo uma velha máxima: só se gosta daquilo que se conhece. Brevemente todo este nosso processo pode ser acompanhado num site próprio deste projeto. Por enquanto vão ficando estes breves apontamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário