terça-feira, 8 de junho de 2010

...dos leitores ... com saudade...das palavras...com amor


A Voz dos Deuses chamou-te e partiste como um Dragão de Fumo. Passaste por Uma deusa na Bruma, quem sabe se a Inês de Portugal, acenaste aos Comedores de Pérolas, sorriste ao ver flutuar o Código de Avintes e disseste um até logo ao Bando dos Quatro
O teu sorriso será guardado na memória daqueles que contigo se cruzaram numa certa manhã de Abril de fim de século, quando nos visitaste na Biblioteca aqui da escola e nos explicaste como surgiam as tuas histórias.

Escritor estava a avançar no projecto literário que mais o seduziu durante a vida. Um livro sobre a Revolução de 1383/85, a recriação histórica ao gosto dos escritos que lhe deram fama

É com voz embargada que o editor de grande parte da obra do escritor João Aguiar revela ao DN que ficará por publicar o livro em que o autor estava empenhado nos últimos tempos. Manuel Valente, que o editou na D. Quixote, na ASA e na Porto Editora, ainda trocou vária correspondência electrónica com João Aguiar, que o questionava sobre propostas de título para o desejado romance histórico sobre a Revolução de 1383/85. Mas a morte acontecida ontem, após luta contra um cancro, impossibilita a grande maioria dos seus leitores adultos de voltar a ler a escrita que mais apreciavam nele, a do romance histórico.


In:
http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1585207&seccao=Livros


A tua dedicatória fica no livro das nossas recordações.
Nas estantes os teus livros não ganham pó… que melhor elogio te poderíamos fazer? Sempre contigo, sempre com o Homem com (sem) nome: João Aguiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário