"As Bibliotecas Escolares não são um espaço da escola, uma infraestrutura ou um equipamento. Com discernimento, vontade e determinação, são um dos órgãos vitais da escola, nunca entendido para além do currículo, mas na certeza de que o currículo se cumpre também na biblioteca, através da biblioteca e com a biblioteca" https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf
domingo, 29 de abril de 2018
ABRIL, SEMPRE!
Quarenta e quatro anos passados sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974 convém que a escola não esqueça esta data que para muitos dos elementos da comunidade escolar está muito, muito longe... ainda não eram nascidos! De facto os nossos alunos e respetivos pais nasceram na sua grande maioria após 1974... muitos dos professores também; por isso nasceram num tempo de liberdade de expressão; onde esta é inerente à sua condição de pessoa. Há, pois, que dizer que tempos houve em que tal não era assim: democracia, liberdade - só se dá valor aquilo que se conquista e por isso recordar ABRIL enquanto sinónimo de LIBERDADE é uma missão da ESCOLA! É uma lição de História e de Cidadania.
Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Biblioteca Escolar e Departamento de Expressões colaboraram nessa evocação de Abril com várias atividades ao longo da semana que culminou com a conversa com Francisco Cantanhede no dia 27 de abril.
Semana do "25 de abril"
Ufa... foi uma semana intensa. Os acontecimentos sucederam-se e... ficaram por dar as notícias. Vamos a ver se fica tudo em dia!
Dia 23 - Dia do Livro e dos Direitos de Autor
Nove dos nossos alunos participaram na Festa do Livro na Biblioteca Municipal de Pombal representando o 1º, 2º e 3º ciclo. Nesta Festa também se escrutinou os elementos que iriam representar o concelho de Pombal na fase intermunicipal do CNL.
Foi uma manhã muito preenchida com questionários sobre os livros a concurso em formato Kahoot e duas provas orais: leitura de um excerto da obra e argumentação sobre a mesma.
O Lucas Gaspar (3º ciclo) ficou em 1º lugar e a Sofia Mota (2º ciclo) em 3º lugar: PARABÉNS.
Parabéns a todos os outros participantes! Só o convívio em torno da leitura valeu a pena. Estaremos presentes também para o ano! Prometido?
sexta-feira, 20 de abril de 2018
Fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura
Festa do Livro em Pombal no Dia Mundial do Livro
23 de abril
os nossos alunos vão prestar
provas são: Ensino Secundário
3º ciclo
O nosso Agrupamento far-se-á representar por 10 alunos: 6 do 1º ciclo;
2 do 2º ciclo
e 2 do 3º ciclo.
1º ciclo
Desejamos a todos muitas felicidades e que este dia
se torne numa boa recordação.
quinta-feira, 19 de abril de 2018
Como prometido aqui fica o resultado...
Após o questionário e tratados os resultados apurou-se:
... além dos conhecimentos que acabaram por se adquirir... pois na pesquisa teve de dar-se muitas pistas... ensinar a "olhar, a Biblioteca ficou satisfeita porque... deu a conhecer o seu blogue que alguns dos participantes desconheciam!
Obrigada Professora Maria João por esta oportunidade!
segunda-feira, 9 de abril de 2018
100 anos
Faz hoje 100 anos que o sangue português ficou derramado, em larga escala, nos campos franceses...
A História faz-se de grandes feitos e... de grandes derrotas.
La Lys - madrugada de 8 para 9 de abril de 1918- por terras de França, numa guerra que não compreendiam bem (será que alguém entende uma guerra?) mais de 400 portugueses sucumbiram; centenas de outros sobreviveram: estropiados, gaseados, loucos ou, simplesmente, apáticos... muitos foram feitos prisioneiros. A maioria regressou a Portugal mas outros "perderam-se" por França.
Créditos: DR
Breve apresentação da 1ª Guerra Mundial (1914-18)
quarta-feira, 4 de abril de 2018
Dia do Livro Infantil
Celebra-se a 2 de abril (dia do nascimento de Hans Christian Andersen, em 1805) o DIA DO LIVRO INFANTIL pretendendo chamar a atenção para a importância do livro e da leitura desde a infância; formar leitores antes mesmo que estes aprendam a ler, convencionalmente.
O cartaz português deste ano é da autoria de Fátima Afonso.
Apela para o imaginário...
... para a calma do ato de ler...
... para a leitura como companhia...

A nível internacional o cartaz que homenageia este dia é da autoria do letão Reinis Petersons.
Um hino à diversidade;
à multiculturalidade
e, obviamente,
ao imaginário!
Subscrever:
Mensagens (Atom)