"As Bibliotecas Escolares não são um espaço da escola, uma infraestrutura ou um equipamento. Com discernimento, vontade e determinação, são um dos órgãos vitais da escola, nunca entendido para além do currículo, mas na certeza de que o currículo se cumpre também na biblioteca, através da biblioteca e com a biblioteca" https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Muitas culturas... todos Pessoas!
A diversidade cultural é tema central da UNESCO desde meados do século XX. São vários os instrumentos normativos (leis) que, desde 1950, se relacionam com o tema da diversidade cultural, embora só em 2001 o conceito tenha sido explicitado com a adopção da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, onde é definida como património comum da humanidade, garante do pluralismo cultural e factor de desenvolvimento das sociedades.
Cada cidadão do mundo pode e deve ser considerado Património da Humanidade. A extraordinária diversidade cultural construída ao longo do tempo, pelas dinâmicas conjunturais e estruturais da Geografia, da História, da Sociabilidade, da Economia, da Política e da Cultura conferem à espécie humana uma capacidade de sobrevivência, resistência e adaptação que merece, no âmbito do reconhecimento universal dos Direitos Humanos, que cada um de nós defenda o direito à existência e à igualdade de oportunidades para todos em todas as formas vivas de manifestação étnica, cultural e religiosa...
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