domingo, 14 de fevereiro de 2010

ANIMAÇÃO e CULTURA

Como tínhamos dito no dia 11 de Fevereiro pusemos em marcha os

CINCO SENTIDOS DA PALAVRA



Foi tudo muito bem pensado pela professora Carla… nada deixado ao acaso e as turmas do 6º ano que participaram divertiram-se e aprenderam…






OUVIRAM, atentamente, e aprenderam que, para muitos meninos, todas as cores são o preto… e conviveram com a história de Helen Keller e a escrita em Braille… tactearam e, de olhos fechados, viram!












Depois repararam que “nem tudo o que parece é”; OLHARAM, de olhos bem abertos, e viram várias “coisas”, discutiram e chegaram a muitas e variadas conclusões… O cérebro andou num “virote” a ler nomes de cores escritas a cor diferente; desenhos de velhos que pareciam crianças… complicação e animação, foi o que foi!





A seguir veio o PALADAR. Provas de doces e amargos e muitas caretas. Palavras surgiram: batatas fritas; pizzas; arroz doce…




Num saco foram colocados objectos… e TACTEIA aqui, diz palavra acolá lá foram adivinhando o objecto…













Finalmente, chegou a vez do OLFACTO. Em frasquinhos foram colocados produtos de aromas intensos. Havia que descobrir… e associar uma memória cada um dos cheiros. E falou-se em filhoses e, novamente, no arroz-doce.






Os sentidos deram, então, lugar à escrita e em pequenos papéis coloridos escreveram frases sobre os sentidos trabalhados e…


Estenderam a roupa (leia-se papéis) numa corda, fixando-os com molas coloridas. O efeito foi este:





A equipa da BE deixa aqui um grande MUITO OBRIGADO ao professor Adérito que organizou os espaços e criou os vários desenhos para os SENTIDOS.




Vamos repetir esta brincadeira?

Sem comentários:

Enviar um comentário